sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Opinião - Jornal de Notícias

Opinião - Jornal de Notícias
"Trabalho político"

Jaime Gama meteu-se aparentemente numa camisa de onze varas ao pretender essa coisa extraordinária que é que os deputados faltosos justifiquem as faltas dadas a pretexto de que estão algures a realizar "trabalho político".

Como é possível??!!
Ó srº Presidente da Assembleia da República...
Então quer obrigar os nossos dignissimos representantes na assembleia a justifcar as faltas?? Onde já se viu!! Então não é suficiente a justificação "Trabalho Político"??
Vamos lá ver se nos entendemos!! Determinado deputado viaja até, sei lá, ao Dubai, com viajens pagas pelo contribuinte, e não é "Trabalho Político"??!!
Valha-me Deus!! Claro que... não é!!
Agora lhe digo, se me permite, será mais fácil ser domador de leões ( e não estou a referir-me ao Paulo Bento) do que quer ensinar/ impor princípios éticos aos deputados da Nação!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Liceu Francês: Turma de 1966 já deu três ministros


Em 1966, o 6.º ano do liceu Charles Lepierre gerou três futuros ministros. Todos de governos socialistas. Adivinhe quem são... sem ir ler a notícia e envie o seu palpite! Olhe bem para as carinhas! Não enganam...

http://aeiou.expresso.pt/liceu-frances-turma-de-1966-ja-deu-tres-ministros=f548175

Ana M. Magalhães e Isabel Alçada de regresso - JN


Isabel Alçada é ministra da Educação há um mês, mas recomeçou a trabalhar com Ana Maria Magalhães em mais histórias como "Uma aventura na casa assombrada", cujo filme, a estrear brevemente, a deixou "surpreendida".


"Uma Aventura na Casa Assombrada"??!!

Será alguma referência ao Ministério da Educação?

Podem-me esclarecer? Obrigado!


domingo, 22 de novembro de 2009

O antes e o depois

Andava a Polícia Judiciária a investigar a eventual prática de crimes perpetrada por um empresário ligado a empresas de sucata, quando percebe que pode haver envolvimento de funcionários públicos. Escava mais um bocadinho e encontra ligações a importantes empresas do Estado. Avançam as investigações e surgem nomes de altas figuras que militam ou dirigem o partido do Governo. Finalmente, azar dos azares, ouvem conversas telefónicas em que participa o próprio primeiro-ministro, José Sócrates. Não faço a mínima ideia se foi por esta ordem que se desenvolveu o apuramento dos factos que constam do caso Face Oculta, mas vale a pena fazer este exercício de hierarquização,...

ler mais em: http://aeiou.visao.pt/o-antes-e-o-depois=f537361

Áurea Sampaio

As vítimas principais...



Os sindicatos aí estão a pedir aumentos para os que têm emprego e, em especial, para os que têm emprego certo no Estado. Há sempre boas razões para se exigirem melhorias, mesmo no fim de um ano sem inflação e com juros baixos. O Governo, agora minoritário, tenderá a ceder mais do que o aconselhado pela miséria das finanças públicas. Só que as principais vítimas da crise não são os trabalhadores no activo, mas as centenas de milhar que perderam os seus postos de trabalho. E para esses não se ouvem os sindicatos a pedir aumentos.

Fernando Madrinha, in

http://aeiou.expresso.pt/pinto--noronha=f547325


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Autarcas à espera de fazer carreira na regionalização - JN

A pressão de centenas de autarcas em fim de mandato - os ditos 'dinossauros' - pode ser um "acelerador" no processo da regionalização. A partir de 2011, depois das eleições presidenciais é a convicção de um especialista.
Para o autor da dissertação de mestrado "O Poder Local e Regional na Assembleia Constituinte de 1975/76 - As Regiões Administrativas", da Universidade do Porto, no Verão de 2011 "entramos na segunda metade dos mandatos autárquicos, o que levará a um processo de falta de autoridade por parte de quem não se pode recandidatar, porque está de saída já não tem benesses para distribuir".
"São mais de uma centena de autarcas a nível nacional que irão exercer os seus mecanismos de pressão política para acelerar este processo", refere o docente. Para quem o prazo que o Governo impõe até 2013 permite implantar as cinco regiões-plano "à maneira francesa". O culminar mais desejável, defende, seria que as eleições legislativas de 2013, pudessem coincidir com as eleições para os órgãos políticos regionais.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Opinião - Jornal de Notícias - Os intocáveis

O processo Face Oculta deu-me, finalmente, resposta à pergunta que fiz ao ministro da Presidência Pedro Silva Pereira - se no sector do Estado que lhe estava confiado havia ambiente para trocas de favores por dinheiro. Pedro Silva Pereira respondeu-me na altura que a minha pergunta era insultuosa.

Opinião - Jornal de Notícias

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sobreviver à doença, escapar da cura.

(...)
Visto de fora, desde que se descobriu o novo vírus da gripe os portugueses passaram a correr para um lado gritando "Fujam, vem aí a doença!", e depois passaram a correr para o outro gritando "Fujam, vem aí a cura!" A fugir, estamos sempre. Só muda o perseguidor.
(...)

Ricardo Araújo Pereira in: revista Visão

No país dos agachadinhos.

Portugal é um país sui generis. Os primatas que por cá nascem andam de pé como o homo sapiens. Interiormente, contudo, quase todos vivem agachadinhos. Basta sentirem que alguma coisa que digam ou façam os pode prejudicar na sua vidinha e zás: do peito dos bravos lusitanos salta logo o 'homo agachadinhus' que trazem dentro deles. Mas o pior de tudo é desagradar ao padrinho. Isso é que nunca! Jamais! As consequências podem ser terríveis e muito duradouras! (...)


Nicolau Santos in Expresso